Novos Softwares Inovadores da UEPB registrados no INPI

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Inovatec, setor responsável pela proteção das propriedades intelectuais da universidade, comemora os registros de dois softwares desenvolvidos pelos pesquisadores da instituição.

O primeiro software, denominado “Software para registro espectral de misturas de corantes”, protocolado junto ao INPI sob o número 512023002221-7, foi arquitetado para ser instalado em microcontroladores (MCU), associado a sensor espectral. Desse modo, atua como uma etapa de coleta de dados espectrais de natureza multivariada, que são as informações de entrada para um segundo software que analisa os dados espectrais e possibilita determinar as concentrações individuais de corantes e uma mistura de três corantes.

Os inventores responsáveis pelo software são: os estagiários de Pós-Doutorado Railson de Oliveira Ramos, Valber Elias de Almeida e David Douglas de Sousa Fernandes, o aluno de Pós-Graduação Ediano Duarte de Lima e os professores José Germano Veras Neto, José Félix de Brito Neto, Nadja Maria da Silva Oliveira Brito e Wilton Silva Lopes.

O segundo, intitula-se “Software de controle para reator fotocatalítico solar”, protocolado junto ao INPI sob o número 512023002233-0. Desenvolvido em ambiente C++, o software foi arquitetado para ser instalado em microcontroladores (MCU), de modo que o algoritmo acessa as Entradas/Saídas de uso Geral (GPIO – General Purpose Input/Output) do MCU para coleta de dados e envio de comandos de controle. O sistema possibilita a leitura de um sensor de fluxo solar que fornece informações de incidência solar no lado direto e esquerdo do equipamento, possibilitando direcionar a bandeja do coletor de fluxo solar de modo a maximizar a captação de energia. Ademais, o referido software também controla a intermitência de acionamentos de uma bomba recirculação e de uma motor de agitação do tanque de equalização.

Os inventores responsáveis pelo segundo software são: o aluno de Pós-Graduação Leandro Santos da Silva, os Professores Carlos Antônio Pereira de Lima, Geralda Gilvânia Cavalcante, Keila Machado de Medeiros e o Pesquisador Carlos Christiano Lima dos Santos.

Em breve, essas inovações estarão disponíveis para a comunidade, impulsionando avanços notáveis e reafirmando o compromisso da UEPB em contribuir para diferentes áreas do conhecimento. Nossa universidade continua investindo em pesquisas de ponta e desenvolvendo soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Para obter informações adicionais sobre esses softwares e outras iniciativas inovadoras da UEPB, convidamos você a explorar o site da INOVATEC e acompanhar as últimas novidades.