Inovação Médica Brasileira: Novas Perspectivas no Combate a Infecções Resistentes

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB tem o prazer de anunciar mais um passo importante para a ciência médica brasileira! Acabamos de depositar um novo pedido de patente no INPI, referente às “COMPOSIÇÕES SINÉRGICAS DE ÓLEO ESSENCIAL DE Croton conduplicatus E ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS E USO DAS COMPOSIÇÕES”. Esse desenvolvimento é fruto da pesquisa de talentosos profissionais da UEPB e UFCG.

O estudo realizado pelo Professor do Programa de PósGraduação em Ciências Farmacêuticas da UEPB Harley da Silva Alves, pela Técnica do Laboratório de Análises Clínicas do CCBS Wilma Raianny Vieira da Rocha, pelo pós-doutorando da UFCG José Filipe Bacalhau Rodrigues, e pelo dedicado aluno de pós-graduação da UEPB Genil Dantas de Oliveira, destaca-se por abordar a resistência de cepas de Staphylococcus aureus a antibióticos betalactâmicos, um problema de saúde pública global.

Com a descoberta de composições sinérgicas de óleo essencial de Croton conduplicatus em conjunto com antibióticos beta-lactâmicos, os resultados promissores mostram a reversão da resistência e a melhora da ação em S. aureus sensível à meticilina. Além disso, a pesquisa aponta para atividade antibiofilme diante das cepas de Staphylococcus aureus sensíveis e resistentes à meticilina. Essa inovação pode ser um divisor de águas no tratamento de infecções resistentes a antibióticos, impactando positivamente a saúde da população.

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB parabeniza os pesquisadores envolvidos por sua dedicação à ciência e ao progresso da medicina, fortalecendo o compromisso da universidade com o desenvolvimento tecnológico e a saúde pública.