Quem somos?

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC) é um órgão suplementar da UEPB responsável pela Gestão da Inovação e promoção da inovação tecnológica na universidade. Foi criada pela resolução RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/0143/2015 para substituir o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT). A INOVATEC planeja, coordena e executa atividades direcionadas à inovação tecnológica na UEPB.

Histórico

A Inovatec, fundada em 2015, desempenha um papel fundamental no cenário nacional ao promover a comunicação entre a comunidade universitária e as empresas, visando ao fortalecimento da capacitação tecnológica, autonomia e desenvolvimento industrial do país. Seu objetivo é incentivar a inovação, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico no ambiente produtivo.

A atuação da Inovatec é respaldada pela Lei Estadual Nº 12.161/2022, além das Leis Federais Nº 8.958/1994, 10.973/2004, 12.772/2012, 13.243/2016, entre outras. Inicialmente criada como Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica (NITT) pela Resolução UEPB/CONSUNI/029/2008, assinada em 24 de outubro de 2008 e publicada em 27 de março de 2009, posteriormente, tornou-se Agência de Inovação Tecnológica – Inovatec por meio da Resolução UEPB/CONSUNI/143/2015, assinada em novembro de 2015 e publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba em 06/12/2015. 

Somente em 2020 é que a Inovatec assumiu o seu atual perfil de Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB, através da assinatura da Resolução UEPB/CONSUNI/0326/2020, vinculada diretamente à Reitoria da nossa Universidade.

Objetivos

I – Implementar a política de propriedade intelectual da UEPB, aprovada pelos órgãos superiores,
apoiando os procedimentos para o registro, proteção, licenciamento e comercialização das
invenções resultantes das pesquisas e difusão dos conhecimentos tecnológicos da UEPB;

II – Estruturar e apoiar a formação de Incubadoras de Empresas nos Campi da UEPB;

III – Incentivar e promover a cultura empreendedora universitária através do apoio a consolidação
de StartUps, Empresas Juniores e similares no âmbito da UEPB;

IV – Estabelecer parcerias estratégicas entre a iniciativa privada e órgãos públicos para atuar
no desenvolvimento, licenciamento e transferências dos conhecimentos e inovações tecnológicas
protegidas pela UEPB;

V – Estimular ações conjuntas entre a UEPB e entidades públicas e privadas para formação de
recursos humanos em empreendedorismo e inovação;

VI – Estimular ações conjuntas na UEPB entre seus órgãos e instituições municipais, estaduais e
nacionais, públicas e privadas, com o objetivo de desenvolver o Núcleo Tecnológico da UEPB;

VII – Consolidar, atualizar e incentivar a aplicação da política de inovação da UEPB.

Missão

“Planejar, coordenar, controlar e incentivar todas as atividades de inovação tecnológica; e incentivo ao empreendedorismo, no âmbito da UEPB, tais como: políticas de ciência, tecnologia e inovação, assessoria em parcerias de pesquisa e  desenvolvimento, gestão da  propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologias e incubação de empresas e empresas juniores vinculadas à UEPB, entre outras de gênero similar.”

Atribuições

  • Política de propriedade intelectual da UEPB: Mobilizar, incentivar e orientar pesquisadores nos procedimentos para proteção e difusão das invenções e conhecimentos resultantes das pesquisas no âmbito da UEPB; 
  • Transferência de Tecnologias: Promover parcerias entre Universidade e empresas para atuar no desenvolvimento de produtos e processos inovadores, licenciamento e transferências de conhecimentos e invenções protegidas pela UEPB;
  • Incubadação de Empresas de Base Tecnológica: Estruturar e apoiar, a formação de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica surgida das criações protegidas e mantidas pela UEPB;
  • Educação: Desenvolver atividades que promovam a educação e a formação em propriedade intelectual e empreendedorismo.

Competências

  • Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
  • Opinar pela conveniência e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição;
  • Emitir parecer nos contratos ou convênios que envolvam matérias atinentes à propriedade intelectual;
  • Opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na instituição, passíveis de proteção intelectual;
  • Acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição;
  • Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ICT;
  • Desenvolver estudos e estratégias para a transferência de inovação gerada pela ICT;
  • Negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologia oriunda da ICT.

Time Inovatec

Simone Lopes

Simone Lopes

Coordenadora de Propriedade Intelectual
Graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Genética. Professora e coordenadora de Propriedade Intelectual na UEPB. Pesquisadora em Genética, Biologia Molecular e Inovação Tecnológica. Docente do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT
Josemir Moura

Josemir Moura

Coordenador de Empreendedorismo
Professor de Agronomia e Energias Renováveis, Pós-Doutor em Bioquímica Vegetal. MBA em Empreendedorismo e Inovação. Coord. de Empreendedorismo INOVATEC/UEPB, Coord. Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias.
Lucila Vilhena

Lucila Vilhena

Coordenadora de Transferência de Tecnologias
Doutora em Direito Internacional e Europeu, Professora Universitária e Pesquisadora em Comércio Internacional e Exportações.
Ana Maria

Ana Maria

Assessora de Empreendedorismo
Ana Maria da Paixão Duarte, Doutora em Contabilidade, Professora e Pesquisadora da UEPB, especialista em normas internacionais -de contabilidade.
Yedda Prazeres

Yedda Prazeres

Técnica Administrativa | Propriedade Intelectual
Servidora pública na INOVATEC-UEPB, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, bacharela em Administração.
Marilda Perazzo

Marilda Perazzo

Tecnica Administrativa | Empreendedorismo
Graduado em Direito (UFCG, 2010) e especialista em Direito de Família e Sucessões (UCM, 2015). Assistente administrativo na UEPB. Experiência em Administração.
Geiza Suênia

Geiza Suênia

Técnica Administrativa | Comunicação
Atendimento aos ecossistemas de inovação e público em geral. Gestora de comunicação e marketing, eventos e relações públicas.
Gizelda Ferreira

Gizelda Ferreira

Assistente Administrativa | Transferência de Tecnologias
Graduada em Letras e Administração Pública pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialista em Letras pela mesma Universidade e Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente atua como Assessora Administrativa na INOVATEC/UEPB.
Karolina Celi

Karolina Celi

Pós-Doutoranda | Observatório Tecnológico | Aceleração de Startups
Graduada em Desenho Industrial, Mestre em Design e Desenvolvimento de produto, e Doutorada em Engenharia Mecânica. Pesquisadora multidisciplinar focada em dispositivos médicos e bem-estar humano.
Ana Mery

Ana Mery

Desenvolvimento Regional | Incubação Empresarial
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Doutora em Engenharia de Alimentos. Experiência em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Laboratório.

Estrutura Organizacional

Rolar para cima