Inovação na Educação: EduLiPe – o Aplicativo de Libras que Promete Revolucionar o Aprendizado

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica – INOVATEC/UEPB anuncia o depósito de mais um Programa de Computador. Em um avanço significativo para a educação inclusiva, o aplicativo “EduLiPe – Aplicativo Educacional de Libras de Pernambuco” foi protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número 512024001099-8. Este aplicativo foi desenvolvido pela Profa. Dra. Eliete Correia dos Santos – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística, Câmpus V João Pessoa, em colaboração com a Profa. Lucielma Karla de Vasconcelos Rêgo, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores.

O EduLiPe não é apenas um aplicativo, mas uma ferramenta educacional projetada para facilitar o aprendizado e a comunicação em Libras. Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, os usuários serão recebidos por uma interface intuitiva que solicita um cadastro simples.
A página principal do EduLiPe apresenta um mapa interativo do Brasil, destacando o estado de Pernambuco, onde os intérpretes que contribuíram para a pesquisa estão geograficamente localizados. Ao selecionar Pernambuco no mapa, os usuários são direcionados para uma nova página que exibe o mapa do estado e lista as dezesseis cidades vinculadas à GRE, Centro Norte. O aplicativo ainda está em desenvolvimento, mas se propõe a exercer um importante papel de inclusão como uma ferramenta valiosa para estudantes, professores e todos os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais.