AquaElevate: Software para dimensionamento preciso de estações elevatórias de água

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica – INOVATEC/UEPB anuncia o depósito de mais um Programa de Computador. Dessa vez, trata-se de uma tecnologia na área da Engenharia. O software, intitulado “AquaElevate”, foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024001170-6. E apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Fernando Fernandes Vieira, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental em colaboração com o aluno João Pedro Vital Pereira, curso Engenharia Sanitária e Ambiental.

O “AquaElevate” é um software projetado para o dimensionamento preciso de estações elevatórias de água. Seu objetivo principal é facilitar a seleção da bomba mais eficiente para uma determinada aplicação. Inicialmente, o usuário é solicitado a escolher o material do tubo entre uma lista pré-definida, inserir a duração da operação da bomba e a vazão desejada. Com base nessas informações, o software calcula o diâmetro necessário para os tubos de sucção e recalque, proporcionando uma estimativa precisa desde o início do processo de dimensionamento.

Assim, funciona como uma ferramenta capaz de beneficiar projetos de edificações residenciais. E apresenta-se como essencial, para engenheiros e projetistas envolvidos no dimensionamento de estações elevatórias de água. Sua abordagem detalha funcionalidades específicas que tornam o processo mais eficiente e confiável.