Inovação na Classificação de Frutas: Algoritmo de visão de máquina para classificação de frutas com base em dados de cor RGB

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica – INOVATEC/UEPB anuncia o depósito de mais um Programa de Computador. Dessa vez, trata-se de um software, que promete revolucionar a classificação de frutas. O software, intitulado “Algoritmo de visão de máquina para classificação de frutas com base em dados de cor RGB”, foi protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número 512024001122-6. E apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelos professores: José Germano Veras Neto – Programa de Pós-Graduação em Química; José Félix de Brito Neto – Centro de Ciências Agrárias e Ambientais; Profa. Dra. Nadja Maria da Silva Oliveira Brito – Programa de Pós-Graduação de Ciência, Tecnologia em Saúde. A equipe também contou com a importante participação dos pesquisadores Railson de Oliveira Ramos, Valber Elias de Almeida e do discente do Programa de Pós-Graduação em Química, Paulo Ferreira de Brito.

O software opera em uma esteira de classificação de frutas, onde uma microcâmera capta os dados de cor RGB, permitindo a detecção automática do grau de maturação das frutas. Além disso, o sistema possui uma função de feedback que aciona um braço robótico para selecionar mecanicamente as frutas conforme sua classificação. Desenvolvido em C++, o software é projetado para ser instalado em microcontroladores (MCU) e trabalhar em conjunto com um sensor espectral. Ele atua inicialmente coletando dados espectrais multivariados, que são processados por um segundo software responsável pela análise e classificação das frutas baseada em sua cor.

O arquivo SEF, que compõe a estrutura geral do software, é essencial para a inicialização do hardware, verificação de protocolos e gerenciamento de dados. O algoritmo é capaz de interpretar comandos binários externos via protocolo serial, iniciando a medição das coordenadas de cor RGB das frutas que passam pelo sensor. Assim, com base nos valores de cor obtidos, o software emite comandos para um sistema mecânico que executa a classificação das frutas.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima