Inovatec registra software na área farmacêutica, responsável por cálculo e análise de parâmetros no desenvolvimento e formulação de medicamentos

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de um aplicativo na área da Farmácia. O software intitulado “CALCULEI” foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024000698-2. E destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno, docente do Departamento de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas-PPGCF. O desenvolvimento do software contou ainda com a importante contribuição dos alunos Luis Felipe Alves Dionísio e Joyce Belizio Diniz, ambos do curso de Farmácia.

O aplicativo “CALCULEI” é uma ferramenta abrangente projetada para atender às necessidades tanto de alunos quanto de profissionais na área farmacêutica. Ele oferece uma variedade de funcionalidades essenciais para o cálculo e análise de parâmetros cruciais no desenvolvimento e formulação de medicamentos.

Entre suas principais características, o aplicativo permite calcular com precisão a quantidade de componentes em uma formulação, realizar cálculos versáteis de densidade, determinar a quantidade exata da mistura de dois tensoativos em uma formulação por meio do cálculo de EHL, calcular a velocidade de sedimentação de partículas em suspensão e determinar a porcentagem de ionização de uma molécula em um pH específico.

Além disso, conta com uma calculadora nativa como suporte adicional, proporcionando uma experiência ainda mais completa e eficiente.