Inovatec realiza depósito de mais uma patente na área da Engenharia de processos

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB celebra o depósito de mais um pedido de patente no INPI. Dessa vez, trata-se de um instrumento digital, cuja aplicação é a realização do método de ponto de bolha, para caracterização do tamanho do maior poro de uma membrana.

Esta patente compreende um processo para determinação do tamanho de poro da membrana, implementado por um equipamento que aplica pressão em uma porção inferior de um conjunto de fixação da membrana, sendo a bolha detectada em um meio compreendido em um módulo disposto sobre o conjunto de fixação. Assim, é responsável por promover precisão e acurácia na determinação do tamanho de poro, além da praticidade e simplificação para fabricação do equipamento.

A presente tecnologia é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental), Profa. Dra. Geralda Gilvânia Cavalcante (Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental) em colaboração com a pesquisadora da UFRB, Profa. Dra. Keila Machado de Medeiros. Além da importante contribuição dos discentes Carolina Fontes de Sousa, aluna do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB e Airan Magalhães Moura, aluno do curso de Engenharia de Materiais da UFRB.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima