Inovatec registra software na área da saúde responsável por contribuir no diagnóstico e prevenção do câncer de mama

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de um programa de computador com contribuições na área da saúde responsável por contribuir no diagnóstico e prevenção do câncer da mama. O software intitulado “Software para mineração de dados oncológicos – CGMiner” foi protocolado junto ao INPI sob o número BR 512023004032-0. E apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Vladimir Costa de Alencar, docente do Departamento de Computação da UEPB.

O software foi criado através do uso de técnicas de mineração de dados, utilizando os protocolos dos bancos de dados dos pacientes portadores de neoplasia mamária. As informações foram obtidas através do serviço de termografia mamária, do Centro de Cancerologia do Hospital da FAP, na cidade de Campina Grande-PB.

O objetivo dessa tecnologia foi justamente identificar fatores determinantes do câncer de mama. E assim criar um perfil desses pacientes como forma de contribuir no auxílio do diagnóstico e na implementação de medidas preventivas, que evitem complicações em pacientes que sofrem com a doença.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima