InovEPT 2024: Impulsionando a Inovação e o Empreendedorismo na Educação

Fotos: Moacir Evangelista/Conif

O II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT) em Brasília (DF), até o dia 9 de maio. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento promete uma jornada intensa de aprendizado e inspiração.

A abertura oficial, ocorrida na manhã de terça-feira, 7 de maio, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do MEC, marcou o início de uma série de atividades enriquecedoras. Marcelo Bregagnoli, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, destacou a importância da união entre o MEC e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especialmente em momentos desafiadores como as recentes chuvas e inundações no Rio Grande do Sul.

O foco do evento está na inovação e no empreendedorismo voltados para a sustentabilidade, abordando temas cruciais como tecnologias limpas e transição energética, em linha com as prioridades do governo. Bregagnoli ressaltou a relevância de projetos que integrem teoria e prática, essenciais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, enfatizou a necessidade de fortalecer as empresas de base tecnológica no Brasil, as conhecidas startups. Ele destacou a importância de capacitar alunos para o empreendedorismo e de fornecer recursos adequados aos professores para o desenvolvimento de projetos inovadores em sala de aula.

Além dos renomados palestrantes, o evento conta com a participação de diversas figuras importantes, como Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, e Elias de Pádua Monteiro, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outros.

O InovEPT 2024 oferece uma ampla gama de atividades, incluindo oficinas, workshops, mesas redondas, debates e apresentações, proporcionando uma plataforma abrangente para discutir desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Gestores, líderes e pesquisadores do setor se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências, contribuindo para o avanço da educação no país.

Se você está interessado em fazer parte dessa jornada de transformação educacional, confira a programação completa do InovEPT e junte-se a nós nessa busca por um futuro mais inovador e empreendedor na educação!

[Link para a programação completa do InovEPT]