A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de um aplicativo desenvolvido pelo Laboratório de Análise de Imagens e Sinais (LAIS), do Núcleo de Tecnologias Estratégias em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O Programa de Computador intitulado “RND – Rastreador de Nível de Depressão” foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024003443-9. E destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Robson Pequeno de Sousa, Coordenador do LAIS em parceria com seu orientando Charles de Azevedo Júnior.
O principal objetivo do RND é monitorar o nível de depressão do paciente. Ele não substitui o profissional de saúde ou psicólogo, mas auxilia o trabalho desses especialistas, fornecendo dados adicionais que contribuem para um diagnóstico mais preciso. O aplicativo utiliza a Escala de Hamilton, recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para avaliar o grau de depressão em pacientes com quadro sucessível a ela. Além disso, o aplicativo permite que tanto o profissional de saúde como o paciente acompanhem a evolução da doença por meio de relatórios detalhados, quanto a evolução ou melhora do quadro de depressão.
Destacamos que o RND poderá ser utilizado por Unidades Básicas de Saúde da Família, bem como, por especialistas em saúde mental. Espera-se que o uso deste aplicativo traga contribuições significativas para a saúde pública. Ao fornecer uma análise baseada em evidências científicas, o software ajudará os profissionais das UBSF a identificar com maior precisão os fatores que afetam a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. O aplicativo está disponível para dispositivos móveis, desktops e acessível por meio de navegadores de internet, como o Google Chrome.
Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.