Inovatec registra software para identificação de doenças tropicais utilizando tweets

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de um sistema realizado através de técnicas de mineração de texto e algoritmos de classificação Bayesianos.

O software intitulado “Um software para identificação de doenças tropicais utilizando tweets – XdoencasTweets” foi protocolado junto ao INPI sob o número BR 512023003728-1. E apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Vladimir Costa de Alencar, docente do Departamento de Computação da UEPB.

O software foi criado com o objetivo de identificar e analisar os focos de febre amarela no Brasil por meio do Twitter. Para isso, foram verificadas as mensagens dos usuários da rede social que relataram sintomas da doença ou ainda mensagens com alguma relação ao dado pesquisado.

O modelo criado teve uma taxa de precisão de 90% de acertos no dataset de treino/teste, já as correlações dos dados coletados do twitter com os dados oficiais da Secretaria de Vigilância Sanitária foram de 70%. Assim, a partir dos resultados obtidos na análise de correlação, foi possível concluir que as informações contidas na rede social do Twitter podem ser usadas como fonte de dados para análise e previsão de epidemias.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima