Inovação Sustentável: UEPB Recebe Patente de Sistema de Destilação de Água Solar

Hoje, temos uma notícia empolgante da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB! Recebemos o deferimento de mais uma carta patente concedida pelo INPI para um Sistema de Destilação de Água de Alto Rendimento com Uso de Energia Solar.

Essa inovação, desenvolvida pelos brilhantes inventores Josemir Moura Maia, Potí Oliveira Cortez Costa, Jeneilson Alves Da Silva, Luiz Augusto Dutra De Lima e Henrique Cavalcante Diniz, é uma verdadeira revolução no campo da produção de água destilada. Não só proporciona qualidade laboratorial e industrial excepcional, mas também reduz significativamente o consumo de água e energia.

O sistema consiste em três partes fundamentais:
1️⃣ Concentradora de Raios Solares: Concentra os raios solares em um único foco para aquecer uma serpentina circular ou linear, câmara ou caldeira.
2️⃣ Sistema Mecatrônico: Alimentado por energia solar, ele ajusta a concentradora para seguir o sol, aumentando a eficiência de captação de energia solar.
3️⃣ Unidade Condensadora: Com sistema de resfriamento independente e circulação fechada auto-resfriável.

Essa patente representa mais um passo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente. Parabéns aos inventores e à UEPB por esse incrível feito! Juntos, estamos contribuindo para um mundo mais verde e tecnologicamente avançado.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima