A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB acaba de depositar mais um pedido de patente no INPI. Dessa vez, a inovação está no campo da engenharia elétrica e sistemas elétricos de potência, mais especificamente nos medidores elétricos e eletrônicos de energia, além do monitoramento e controle de redes de distribuição de energia.
O pedido de patente (BR 10 2023 013689-3) refere-se a um sistema automático de medição de consumo de energia e gerenciamento de redes de distribuição. A principal característica desse sistema é a capacidade de transmitir dados em tempo real, utilizando diferentes formas de comunicação, como cabeamento (fibra óptica, PLC com linhas de energia, linhas telefônicas tradicionais ou cabeamento de dados) ou wireless (radio enlace, Wi-Fi, Bluetooth, RONJA, WiMAX, Mesh, GSM, 3G ou 4G).
Essa inovação é resultado da pesquisa e trabalho conjunto dos inventores Carlos Antônio Pereira de Lima (UEPB), Geralda Gilvânia Cavalcante (UEPB), Vanessa Rosales Conserva (UEPB), Keila Machado de Medeiros (UFRB) e Luis Reyes Rosales Montero (UFCG). Seu esforço e dedicação resultaram em uma solução avançada para o setor de energia, com potencial para otimizar o monitoramento e controle das redes de distribuição.
Na Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB, estamos empenhados em impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, e essa nova patente é mais um passo nessa jornada. Estamos empenhados em apoiar pesquisadores e empreendedores na jornada de transformar conhecimento em avanços tecnológicos. Continuaremos apoiando e promovendo ideias brilhantes como essa, que têm o potencial de transformar a vida das pessoas.
Fique ligado para acompanhar o progresso dessa inovação e descobrir como ela pode revolucionar o setor de energia! Juntos, estamos construindo um futuro mais eficiente e sustentável.
Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.
Graduanda em agronomia, Extensionista do PAETEC.