Em Campina Grande: ecossistema de empreendedorismo e inovação comemora sucesso da 8ª edição do Techstars Startup Weekend na cidade

Ao término do evento, 17 participantes desta edição já se disponibilizaram para organizar das próximas edições ainda em 2022

No último fim de semana, o Sebrae Paraíba em Campina Grande foi apoiador e palco para um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do mundo, o Techstars Startup Weekend (TSW). Esta foi a 8ª edição na cidade e reuniu mais de 60 participantes. No final da imersão, os jurados deram os prêmios para os melhores modelos de negócios, destacando a 1ª colocada, Doei, um modelo de negócios de impacto social que facilita a doação de insumos e materiais a pessoas carentes. No segundo lugar ficou a: IPet, e na 3ª colocação, a startup Virtular. 

A 8ª edição funcionou com temática aberta à ideias de segmentos variados e visões diferenciadas de resolver problemas. Durante a imersão, os participantes tiveram a oportunidade de formar oito times diferentes com a proposta de pensar, trabalhar e construir startups em 54 horas, tempo de duração da experiência. Todos os inscritos foram acompanhados por mentores, experts nas áreas de atuação, com vasta experiência em negócios. As demais startups formadas que participaram até o final da experiência foram: Sua Imobiliária, Fast Help, Easy Feee, Gestor Gás e Nanny 4 You.

Marialice Freitas, integrante da equipe que conseguiu o 1º lugar na competição, a Doei, falou sobre sua experiência. “Viver um Startup Weekend foi uma das melhores experiências que já tive. É incrível quanta coisa pode acontecer em apenas um final de semana. As conexões que foram feitas nestes 3 dias serão para vida toda. Foi muito notório toda a dedicação da organização para que tudo saísse como planejado e eu posso dizer que saiu muito melhor. Os mentores são excelentes e foram muito solícitos. Fico muito feliz de ter feito parte desta edição e pela oportunidade de vivenciar todo esse networking! E que venham mais outras edições do SWCG”, declarou a empreendedora de 23 anos.

Responsável pela organização desta edição, em parceria com instituições, empresas e empreendedores, Maxuel Barbosa fez um balanço positivo do TSW Campina Grande que, de acordo com ele, superou as expectativas de todos os envolvidos. “Nosso balanço é extremamente positivo. Tivemos a intenção de realizar o evento para 50 pessoas e finalizamos o evento com mais de 60 participantes  e 9 equipes formadas, de diversos municípios da região, com um excelente engajamento por parte de todos. Conseguimos nos ajudar mutuamente para que esse momento pudesse se tornar uma realidade, um evento realizado sem fins lucrativos, voltado para explorar a cultura de inovação e empreendedorismo de nossa cidade”, comemorou.

Premiação 

Os participantes vencedores da competição final recebem certificados de participação e dos mentores, os prêmios em: uso de espaço em coworking, mentorias continuadas para as startups desenvolvidas no evento, oficinas, workshops, consultorias gratuitas, além de entradas gratuitas e\ou desconto para o Mangue.bit, evento que acontecerá em em Recife – PE, ainda em 2022. 

Entusiastas da área, os jurados que participaram da banca de avaliação, representaram instituições apoiadoras e segmentos do empresariado local, tais como: Laryssa Almeida, Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Josemir Moura, coordenador de empreendedorismo no INOVATEC\UEPB;  Gustavo Farias, fundador da startup Proje4Me, e ainda, Ivana Lucena,  analista do Sebrae e gestora do projeto Ecossistema de Inovação em CG. 

Ao todo foram mais de 100 pessoas envolvidas, incluindo participantes, organizadores, mentores, equipe de apoio e jurados. Em 54 horas de trabalho (entre palestras, treinamentos e workshops), o evento que foi organizado pela comunidade de inovação local, Starttropeiros, aconteceu com apoio de:  SEBRAE Paraíba, Fundação PaqTcPB,  Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Prefeitura de Campina Grande, Garden Hotel, Experaí Criativa, Hub Brason, Caju Conecta, Prospect, Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), Vitrine Digital, Inovatec, UNIFACISA, Dr. Pizza, Sede de Design e demais empreendedores voluntários pela Techstars Startup Weekend.

Texto: Léo Guilherme 

Rolar para cima