Instituições reuniram-se para discutir consolidação do Ecossistema de Inovação e do Polo Tecnológico de Sousa

A criação do Ecossistema de inovação de Sousa foi debatida em reunião com representantes de instituições públicas e privadas da Paraíba. A agenda para promoção do empreendedorismo inovador e para a consolidação do Polo de Tecnológico do Sertão foram destaques na conversa.

A inovação tecnológica e a geração de Startups no Sertão foram destaques em reunião que aconteceu dia 18 de maio com representantes da UEPB, SENAI, SEBRAE e Prefeitura, no auditório do SEBRAE em Sousa. Foram debatidas propostas que promovessem a conexão do Sertão paraibano com o Ecossistema de Inovação Estadual, a partir de ações iniciadas nesse município.

Entre os encaminhamentos, os participantes definiram ações coletivas, especialmente para a preparação de uma agenda que promovesse a consolidação do Ecossistema de Inovação local. Destaca-se entre as ações, a promoção de eventos promovidos pelo SENAI e SEBRAE, que serão realizados esse ano. Estes serão especialmente dedicados ao público interessado em criar empresas inovadoras com perfil de Startups.

Além de eventos, debateu-se a retomada do planejamento para a consolidação do Polo Tecnológico do Sertão, o qual deverá ser instalado no município de Sousa. A ação foi iniciada em maio de 2021 pelo SENAI-PB e sua última atividade importante foi a preparação do projeto de criação do Polo. A equipe de elaboração do projeto foi liderada pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB (INOVATEC) e a Prefeitura de Sousa, tendo como parceiros importantes o SENAI, SEBRAE, Alcalitech, Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e Fundação Instituto de Tecnologias Estratégicas.

O Polo Tecnológico do Sertão promoverá o empreendedorismo, apoiando a criação de Startups e empresas inovadoras. Isto se dará através da prestação de serviços tecnológicos como prototipagem de produtos e novas tecnologias, incubação empresarial e inovação aberta. Além disso, espera-se que o Polo torne-se um estímulo para a indústria e o comércio sertanejo adotar ainda mais práticas inovadoras, posicionando o Sertão paraibano como um dos destaques econômicos no cenário nacional.

Para acompanhar novidades sobre esse e outros temas importantes, acompanhe o site da INOVATEC

Rolar para cima