Dessalinizador solar flutuante: mais uma proposta de inovação na área da Engenharia

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB celebra o depósito de mais um pedido de patente no INPI. Dessa vez, trata-se de um Dessalinizador solar flutuante, projetado para operar na superfície de corpos d’água como mananciais, lagos, rios e mar. A presente tecnologia revela-se uma importante proposta de contribuição para a sociedade. Uma vez que os sistemas de dessalinização solar de água desempenham um papel crucial na produção de água com baixos níveis de salinidade. Além disso, são altamente eficientes, comparáveis aos sistemas de osmose reversa e outros sistemas elétricos, justamente por possuírem a vantagem de utilizar energia renovável em um processo livre de resíduos.

A presente invenção é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes da UEPB Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima e Profa. Dra. Geralda Gilvânia Cavalcante, em colaboração com a pesquisadora da UFRB, Profa. Dra. Keila Machado de Medeiros. Além do importante papel dos discentes Salomão de Andrade Pascoal, Daiane Silva de Abreu Benedito e Kênia Kelly Freitas Sarmento, todos doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA.

Parabenizamos todos os pesquisadores pelos resultados das suas pesquisas. E destacamos mais uma vez, o incansável compromisso da Inovatec na construção de uma UEPB cada vez mais inovadora.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima