Avanço Sustentável: UEPB Desenvolve Coagulante à Base de Tanino para Purificação de Água

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica – INOVATEC/UEPB realizou o depósito de mais uma patente, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A tecnologia se insere na área de toxicologia ambiental e engenharia química ambiental e tem como objetivo aprimorar o processo de extração de taninos.

A patente apresenta um método que garante um rendimento superior na obtenção de extratos de taninos. Mais do que isso, a invenção descreve a produção de um coagulante à base de tanino, incorporando uma etapa de cationização subsequente à extração, destinado ao tratamento eficaz de água.

Esta patente é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – CCT, Prof. Dr. Whelton Brito dos Santos e a Profa. Dra. Weruska Brasileiro Ferreira. A pesquisa contou com a colaboração valiosa dos alunos de pós-graduação Thyago Nóbrega Silveira e Djalma Queiroga de Assis Neto Silveira, ambos doutorandos em Engenharia Ambiental, além de Maria Emília de Freitas Sousa e Matheus Barbosa Lourenço da Silva, mestrandos em Ciência e Tecnologia Ambiental.

A pesquisa também teve a contribuição dos alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Gustavo Santos Vidal de Negreiros, Beatriz Hayelly dos Santos Bezerra, Lívia Lara da Silva Oliveira e Laila de Lima Oliveira, que desempenharam papel fundamental no processo e desenvolvimento da pesquisa.

A UEPB e sua Coordenadoria de Inovação Tecnológica comemoram o desenvolvimento desta patente, reafirmando o compromisso da instituição com a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica, contribuindo assim para o avanço sustentável e a preservação ambiental.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.