Patente em Cotitularidade entre UEPB e UFPE recebe deferimento do INPI

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB comunica com imensa alegria a toda a comunidade acadêmica, que recebemos o deferimento de mais uma carta patente concedida pelo INPI. Trata-se do pedido número BR 1020190075619, intitulado “FILMES DE QUITOSANA CONTENDO UM DERIVADO N-ACLIDRAZÔNICO PARA O TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS EM HUMANOS E/OU ANIMAL”. A inovação foi desenvolvida em cotitularidade entre a UEPB e a UFPE, destacando-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Farmácia – CCBS, Prof. Dr. Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno e Ricardo Olímpio de Moura em colaboração com os pesquisadores Davidson Marrony Santos Wanderley, Rosemary Sousa Cunha Lima Lidiane Pinto Correia Demis, Ferreira de Melo, Laryssa Mirelle da Silva, Maria do Carmo Alves de Lima.

A tecnologia refere-se à produção de filme de quitosana, para aplicação farmacológica tópica com o objetivo de promover uma nova proposta farmacoterapêutica para o tratamento de lesões cutâneas.

Em virtude da necessidade de novas propostas farmacoterapêuticas em lesões cutâneas, este derivado surge como uma importante classe de compostos químicos e sintéticos que apresentam pronunciadas propriedades biológicas anti-inflamatórias.

O deferimento desta patente é resultado de um esforço contínuo dos pesquisadores da UEPB, no objetivo de trazer soluções para problemas atuais e benefícios para a sociedade. O protagonismo desses pesquisadores reflete o desejo de construir uma universidade cada vez mais forte na cultura da inovação.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima