A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais uma patente. A presente invenção se situa nos campos da indústria alimentícia, farmácia e ciências biológicas (microbiologia), e diz respeito a um processo para o preparo de um produto lácteo fermentado, com leite de cabra e extrato de amendoim.
O leite de vaca é o leite mais consumido, contudo alguns grupos de indivíduos não podem consumir, tornando o leite caprino uma alternativa visto ser uma boa fonte de componentes nutricionais como ácidos graxos, minerais e folatos. Já o grão de amendoim é caracterizado como um alimento altamente energético sendo suas sementes ricas em óleo na forma insaturados, podendo destacar o ácido oleico como o mais alto, seguido do linoléico.
A presente invenção busca justamente destacar e explorar os benefícios e propriedades desses alimentos. Dentre elas, destacamos que o grão de amendoim apresenta uma substância chamada resveratrol, que é um fito nutriente antioxidante. O resveratrol possui ação na qualidade da vida dos indivíduos quando presente no organismo humano. Entre os seus benefícios estão suas ações contra o envelhecimento e o câncer, onde sensibiliza células cancerígenas antes resistentes aos quimioterápicos padrões, ação anti-inflamatória, contra doenças cardiovasculares, agindo na prevenção através da inibição da agregação plaquetária, ele age também protegendo a função vascular e a pressão sanguínea.
Esta patente destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas conjuntamente entre os professores, técnicos administrativos-pesquisadores e alunos da UEPB. Entre eles as docentes do Departamento de Farmácia – CCBS Profa. Dra. Eliane Rolim Florentino, Profa. Dra. Flávia Carolina Alonso Buriti, Prof. Dr. Tiago Almeida de Oliveira, Departamento de Estatística – CCT. As alunas Ana Catarina Guimarães Gomes, Laura Cecília do Nascimento Ferreira e Ana Renata Mendes de Lima. E os pesquisadores e funcionários Giordanni Cabral Dantas, Elainy Virginia dos Santos Pereira e Isanna Menezes Florêncio.
Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.