Inovatec registra mais dois softwares junto ao INPI

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais dois softwares. O primeiro intitulado “DetectaMascaras – Detecção de uso de máscaras e distanciamento social utilizando modelos de Inteligência Artificial”, protocolado junto ao INPI sob o número 512023003154-2. Trata-se de um software que buscava ajudar a conter a propagação do vírus e identificar indivíduos que não seguiam as políticas de segurança.

O sistema foi construído através de inteligência artificial (Deep Learning), utilizando Redes Neurais Convolucionais (Convolutional Neural Networks – CNN), que são algoritmos eficientes em análise de imagens. E apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Vladimir Costa de Alencar, docente do Departamento de Computação da UEPB, e dos discentes do Curso de Estatística Pedro Henrique Rodrigues Pereira e João Vitor Andrade Alves de Souza.

O segundo software, intitulado “AcudesMonitoramento – Um software de Inteligência Artificial para monitoramento de açude” foi protocolado junto ao INPI sob o número 512023003155-0. Este software tem a função de criar modelos de previsão, para monitoramento de açudes, a partir de algoritmos de Inteligência Artificial, utilizando a arquitetura de deep learning LSTM. Trata-se de uma arquitetura de rede neural recorrente que “lembra” valores em intervalos arbitrário, sendo bem adequada para classificar, processar e prever séries temporais com intervalos de tempo de duração desconhecida. Através do desenvolvimento deste programa foi inclusive possível realizar uma previsão do volume de água do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), localizado no estado da Paraíba. O software é resultado de um dos projetos de PIBIC desenvolvidos pelo Prof. Dr. Vladimir Costa de Alencar, docente do Departamento de Computação da UEPB.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima