Parceria entre UEPB, UFRB e ALCALITECH resulta em Patente sobre Instrumento para Análise de Ângulo de Contato

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB celebra o depósito de mais um pedido de patente no INPI. Dessa vez, trata-se de um instrumento automatizado para análise de ângulo de contato, trazendo avanços significativos para a química, física, engenharia de materiais e áreas correlatas.

No mundo da ciência e engenharia, a análise de ângulo de contato é fundamental para entender as interações entre os diferentes materiais. O ângulo de contato é uma medida que revela muito sobre a interação entre um líquido e uma superfície sólida. É uma manifestação macroscópica que fornece insights valiosos sobre a química da superfície, sua topografia e as forças capilares que atuam em escalas micro e nanométricas. Essa medida é crucial para aplicações que vão desde a criação de materiais hidrofóbicos até o desenvolvimento de novos medicamentos.

A patente foi desenvolvida em parceria entre três instituições: a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB através de seus pesquisadores Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA) e Arthur de Sousa Ferreira (Mestrando – PPGCTA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, com a participação da Profa. Dra. Keila Machado de Medeiros e da Alcalitech Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Medida e Controle LTDA, com a colaboração de seus pesquisadores Railson de Oliveira Ramos, Valber Elias de Almeida, André Oliveira da Costa e Arthur Lima Oliveira.

A patente desse novo medidor de ângulo de contato tem o potencial de beneficiar uma ampla gama de setores. Com sua capacidade de automação e precisão, o instrumento pode acelerar a pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, além de oferecer uma ferramenta confiável para controle de qualidade em processos industriais.