INOVATEC registra software para controle de reator fotocatalítico solar em cotitularidade entre a UEPB e a UFRB

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um software. Trata-se do programa de computador intitulado “Software embarcado para controle para reator fotocatalítico solar automatizado híbrido”, protocolado junto ao INPI sob o número 512024004914-2. E desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Destacando-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Carlos Antônio Pereira de Lima, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA, Profa. Dra. Geralda Gilvânia Cavalcante, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – CCT, Leandro Santos da Silva (Doutorando do PPGCTA), Carlos Christiano Lima dos Santos (Pesquisador Externo) e a docente da UFRB Profa. Dra. Keila Machado de Medeiros.

O software de controle para reator fotocatalítico solar híbrido foi desenvolvido em ambiente C++ e arquitetado para ser instalado em microcontroladores. O algoritmo acessa as entradas/saídas de uso geral, permitindo a coleta de dados e o envio de comandos de controle. A estrutura do software compreende um arquivo principal e uma biblioteca.

O arquivo principal do software é responsável pelo controle de todos os atuadores eletrônicos do sistema e pelo ajuste automatizado de um reator fotocatalítico que opera 24 horas por dia. Durante o dia, o sistema controla a temperatura para evitar o superaquecimento provocado pela incidência de fluxo solar. À noite, ele gerencia um sistema de iluminação artificial robotizado, utilizando lâmpadas ultravioletas.

Além dessas funções, o software controla a intermitência dos acionamentos de uma bomba de recirculação e de misturadores, e também realiza a contagem de ciclos para monitoramento do tempo de operação. Desta forma, o software garante o funcionamento contínuo e eficiente do reator fotocatalítico, adaptando-se às condições ambientais e operacionais do sistema.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima