UEPB tem mais um pedido de patente deferido pelo INPI

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) celebra mais uma conquista no campo da inovação tecnológica com o deferimento de um pedido de patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido de número BR 102019007559-7, intitulado “Produto odontológico com atividade antimicrobiana a partir de micropartículas de quitosana carregadas com extrato de Schinopsis brasiliensis”, representa um avanço significativo na área de saúde bucal.

O invento, desenvolvido pelos pesquisadores Ana Cláudia Dantas de Medeiros, Pedro Henrique Sette de Souza e José Germano Véras Neto, trata do processo de produção de micropartículas de quitosana combinadas com extrato de Schinopsis brasiliensis (CMSb), uma planta medicinal nativa do semiárido brasileiro. Este produto, quando utilizado em cimentos odontológicos, oferece uma ação antimicrobiana eficaz e de fácil aplicação, o que o torna uma solução inovadora para o combate a microrganismos em tratamentos odontológicos.

Além da simplicidade no processo de produção, o diferencial do invento está no uso sustentável de recursos naturais da biodiversidade brasileira, demonstrando o compromisso da UEPB com a ciência, a inovação e a valorização das riquezas naturais do país.

Com mais esse resultado, a UEPB reafirma sua missão de fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, contribuindo de forma significativa para o avanço do conhecimento e da inovação no Brasil.