INOVATEC/UEPB registra software responsável por Sistema de Auxílio ao Diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um programa de computador. Trata-se do software intitulado “Sistema de Auxílio ao Diagnóstico Assistido por Computador para casos de Acidente Vascular Cerebral (SDAC-AVC)”, protocolado junto ao INPI sob o Nº 512024003442-0. A tecnologia é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Robson Pequeno de Sousa, do Departamento de Computação, Câmpus I, em parceria com os pesquisadores do NUTES/UEPB José Alberto Souza Paulino, Aleksandro da Costa Fabrício, Luís Fernando Cunha Lopes Reis, Luís Thiago Costa Henrique, Israel André Guimarães de Almeida e Gustavo Silva Medeiros.

O acidente vascular cerebral (AVC) está entre as três principais causas de morte em vários países do mundo, cuja prevalência estimada perfaz cerca de cinco a oito casos por mil habitantes. Uma vez estabelecido o diagnóstico do AVC, a terapia deve ser iniciada o quanto antes, pois existem terapias específicas para o tratamento do AVC a depender de sua classificação. Deste modo, existe a necessidade de identificar eficientemente o tipo de AVC (isquêmico ou hemorrágico) em pacientes, para permitir a adoção de tratamento adequado. Este processo de diagnóstico envolve a interpretação de exames de imagem, que nem sempre ocorre de forma ágil em unidades de emergência do serviço público por diversos fatores, incluindo o alto volume de demanda a ser atendido na unidade ou mesmo a ausência de profissionais especialistas imediatamente após aquisição da imagem.

Nesse contexto, algoritmos de IA podem desempenhar um papel fundamental na classificação de pacientes com AVC e automação no processo de diagnóstico. O aplicativo SDAC-AVC, utiliza Inteligência Artificial por meio de modelos aprendizagem de máquinas para analisar imagens de tomografia computadorizada e achados clínicos em anamnese de prontuários eletrônicos para classificar tipos de AVC. Portanto, com o uso SDAC-AVC, espera-se acelerar o processo de diagnóstico no contexto da emergência médica, tanto nos grandes centros como em cidades de médio e pequeno porte.

Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.

Rolar para cima