A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais uma patente. Dessa vez, trata-se de uma invenção que se situa no campo da Indústria Química e Agroindústria, sendo responsável por descrever um processo de obtenção de uma biomolécula a partir da incubação de esporos de isolados fúngicos em meio de resíduos agroindustriais e o uso das biomoléculas como fungicida no controle biológico de fitopatógenos.
A presente invenção se propõe a resolver os problemas do estado da técnica, a partir da incubação de isolados fúngicos em meio de casca de abacate e óleo de soja, apresentando um processo sustentável, seguro, mais eficiente, mais rápido e natural e também a possibilidade do uso dos metabólitos como fungicida no controle biológico de fitopatógenos. Assim, defende-se que o controle biológico por meio de fungos é uma alternativa ao uso de produtos químicos e pode ser empregado contra patógenos e pragas de diferentes culturas agrícolas.
Esta invenção destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pela Profa. Dra. Helvia Walewska Casullo de Araújo Carvalho, Departamento de Química-CCT em parceria com suas orientandas da Pós-Graduação em Química-PPGQ Havana Lorena Silva de Araújo e Sonally de Oliveira Lima.
Para saber mais sobre essa e outras iniciativas inovadoras, visite o site da INOVATEC e acompanhe as novidades.