Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB desenvolve Simulador 3D de Dispersão de Poluentes em Aquíferos

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UEPB anuncia o depósito de mais um Programa de Computador. Trata-se de um sistema na área da Engenharia, responsável pela dispersão de poluentes em aquíferos. O software intitulado “Simulador 3D de Dispersão de Poluentes em Aquíferos”, foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024002404-2. E desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA através do Prof. Dr. Fernando Fernandes Vieira e seu orientando André Luiz da Silva.

A tecnologia desenvolvida é um modelo computacional tridimensional para simular a dispersão de poluentes em aquíferos. A interface gráfica associada foi projetada para ser intuitiva e acessível, facilitando seu uso por estudantes e pesquisadores. Esta interface gráfica democratiza o uso de modelos de simulação complexos ao simplificar a inserção de dados e a análise de resultados, promovendo um entendimento aprofundado dos fenômenos de dispersão de poluentes.

No contexto educacional, a ferramenta permite que estudantes visualizem e interajam com simulações complexas, facilitando o aprendizado de conceitos teóricos aplicados. Oferece uma plataforma eficiente para testar hipóteses e realizar experimentos numéricos, contribuindo para avanços na compreensão dos processos de contaminação.