Conselho Universitário aprova criação de Centro de Incubação Empresarial da Paraíba na UEPB

Consuni-2010-02 (1).jpg

Atendendo a proposta da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) e enxergando a Universidade como parceira, mediadora e colaboradora da inovação na Paraíba, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou em reunião ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (20), a criação do Centro de Incubação Empresarial da Paraíba (CIEPB). A reunião, realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, a professora Ivonildes Fonseca.

A proposta foi relatada pelo conselheiro José Nilton Silva, e visa promover as políticas de desenvolvimento e fortalecimento da inovação científica e tecnológica mediante o estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos. A CIEPB tem ainda como objetivo criar, implementar e consolidar a incubadora de empresas na UEPB.

A meta, conforme relatório apresentado pelo professor José Nilton, é incentivar a cultura empreendedora na Instituição, dando suporte à criação de novas empresas com base no conhecimento científico e tecnológico, e com isso contribuir com o sucesso de empresas em todo o território paraibano. A proposta também abre caminhos para a abertura de novos postos de emprego e renda, além da formação de novas parcerias e convênios entre a UEPB e outras instituições públicas privadas.

Consuni-2010-04.jpg

O professor José Nilton lembrou em seu parecer que são muitas as ideias inovadoras que vêm surgindo no âmbito da UEPB, seja em projetos de iniciação científica, ou de extensão, e até mesmo, em sala de aula. Nestes ambientes favoráveis, os alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores se deparam com hipóteses que se bem desenvolvidas podem virar um empreendimento, e assim contribuir para a criação de empregos e geração de renda para a população paraibana.

Ele lembrou ainda que o projeto é caracterizado como uma ação extensionista relevante e de impacto, estando alicerçado na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, princípios estes que regem as Universidades. Também foi observado o propósito de possibilitar à Inovatec criar e consolidar uma incubadora de negócios, utilizando as capacidades administrativas. Esta incubadora atenderá prioritariamente a comunidade acadêmica da UEPB, mas também estará disponível para incubar ‘startups’ e pequenas empresas tradicionais da comunidade em geral.

Segundo a proposta, espera-se que o funcionamento da incubadora da UEPB possa especialmente contribuir com a consolidação de empresas saudáveis, promissoras e geradoras de emprego e renda para o povo paraibano. Em paralelo, a proposta tem como propósito aumentar a aproximação entre a pesquisa científica e tecnológica com o mundo empresarial, estimulando assim a inovação nas empresas paraibanas.

No parecer, o professor José Nilton disse que a proposta representará um importante avanço no sentido de contribuição da UEPB para o ambiente de empreendedorismo e inovação no estado da Paraíba. A UEPB, segundo ele, propiciará o surgimento de novas mentes empreendedoras que permitirão transformar vidas e possibilitará ampliar a capacidade produtiva do Estado.

O professor acrescentou que a proposta contribui para o estímulo e fortalecimento da inovação das empresas públicas e privadas, promovendo um ambiente para a atuação de inventores e transferências de tecnologias. Por isso, será uma das peças fundamentais no processo de formação. “Sinto que a discussão de temas como desenvolvimento tecnológico e inovação são de vital importância para o desenvolvimento regional do nosso Estado, e a proposta busca contribuir para o cumprimento do papel da Universidade como instrumento de transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade” destacou o professor José Nilton Silva no seu parecer.

Consuni-2010-01.jpg

A reitora Célia Regina salientou a importância da iniciativa, e lembrou que sua gestão tem procurado incentivar e criar um ambiente que facilite e estimule o empreendedorismo. Ela lembrou que a UEPB tem criado e adaptado espaços que favorecem as reuniões e atividades voltadas para o empreendedorismo.
Consuni-2010-03.jpg

Já o professor Josemir Moura Maia, coordenador de Empreendedorismo da Inovatec, destacou a modernização da proposta, cujo método de incubação torna acessível o empreendedorismo em todos os câmpus da Instituição. Entre as vantagens, ele cita a geração de riqueza para o Estado a partir do surgimento de novos empreendedores. Ele disse que a UEPB terá ainda a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento social através da pesquisa, o que pode ser convertido em oportunidade de negócios que geram emprego e renda, e, consequentemente, impulsionam a economia estadual. Ele observou ainda que atualmente existe uma demanda de incubar ‘startups’, e que a Inovatec está tentando fazer a sua regulamentação institucional.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB